FILTRO DE AR DO MOTOR

            O filtro de ar provavelmente deve ser das peças de um automóvel mais simples e com uma função muito óbvia, mas mesmo assim uma das mais mal compreendidas na sua importância no funcionamento motor de um automóvel.

           Um motor normal utiliza, em torno de 3500 litros de ar por minuto, e todo esse fluxo de ar precisa ser filtrado das impurezas presentes na atmosfera, como por exemplo pólen, partículas de pó e pequenos detritos que o próprio carro ou, o carro à nossa frente, levanta do chão.  pois estas impurezas reduzem drasticamente a vida útil do motor. Prejudicando componentes como válvulas, pistões e cilindros, sem falar no acumulo de sujeira no sistema de injeção.

            O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor, pois é ele responsável pela admissão de ar que posteriormente é misturado com o combustível, dentro de determinados parâmetros, um filtro totalmente impregnado de sujeira vai começar a dificultar a passagem de ar para o coletor de admissão, gerando perda de desempenho e o aumento no consumo de combustível, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura. Como, em quase tudo, o segredo está no equilíbrio, e na capacidade de se adaptar às circunstâncias, cuide do seu filtro de ar, troque-o dentro dos parâmetros recomendados pelo fabricante, ou mais frequentemente se circular em zonas com muito pó.

            Atente ao prazo de troca do filtro de ar, o manual do proprietário de seu veículo indica os períodos de troca.

Lembre-se também que rodar em estradas de terra ou em locais de muita poeira diminui sua vida útil.

 

Outras notícias

<
Fale Conosco

Fale Conosco

Interesse em veículos e revisões

Estamos no Whatsapp