REVISÃO PERIÓDICA

Você sabia que a falta de manutenção é uma das causas que geram mais acidentes com veículos? A ausência disso pode incorrer em rastros de destruição, mortes e incapacitados no trânsito. Sendo que quando há veículo quebrado em alguma rodovia pode gerar congestionamento que atrasam a vida de muitas pessoas.
Entretanto, uma das maneiras de garantir mais segurança ao volante, além de sempre respeitar as regras de trânsito, é realizar a manutenção preventiva veicular. É uma forma econômica e eficaz de manter seu carro em bom estado.  A manutenção preventiva tem como objetivo corrigir os problemas e falhas antes mesmo de acontecerem, assim auxiliando na redução de custos e aumentando a eficiência da manutenção.

 

1 – Calibragem e alinhamento dos pneus

É interessante sempre se atentar à calibragem do veículo e verificar a pressão dos pneus ao menos duas vezes por mês Também faça o balanceamento e alinhamento do mesmo, para evitar desgastes e melhorar a estabilidade e dirigibilidade do veículo.

2 – Suspensão e mais vida útil

Os buracos e irregularidades nas estradas podem deslocar os pontos de fixação do ponto inicial do sistema de suspensão, fazendo o carro perder o conforto e dirigibilidade. Quando houver muito desgaste dos pneus ou após sofrer fortes impactos com buracos, pedras, guias, deve-se realizar a revisão do sistema de suspensão, que inclui a inspeção de: amortecedores, batentes, coxins, molas, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs e terminais.

3 – Fluido de freios

Para que o freio funcione perfeitamente, é necessário que ocorra um fluído na hora de transmitir toda a força exercida no pedal de freio aos pistões de cilindros de roda. A falta desse fluido ou contaminação, pode ser identificado quando o pedal de freio baixa mais que o normal e que a frenagem não é mais eficiente como antes. Diante disso, é importante revisar os discos de freio, pastilhas, tambores, discos, lonas, cilindros e etc, para que estejam em ótimas condições.

4 – A troca de óleo e filtros

O óleo é responsável por lubrificar as peças e fazer com que elas funcionem perfeitamente. Através disso, é importante que o óleo lubrificante quanto o filtro de óleo sejam trocados de acordo com as recomendações da montadora.   Portanto, fique muito atento e verifique constantemente o nível de óleo para que não ocorra nenhum problema. De grande importancia também é o filtro de ar do motor e o filtro de combustível que devem respeitar a quilometragem indicada pela montadora para troca, sendo que dependendo das condições de uso do veículo o filtro de ar pode precisar ser trocado com intervalo ainda menor do que o indicado.  O filtro do ar-condicionado deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano para que possa manter a qualidade do ar.

5- Iluminação

Constantemente deve ser conferida toda a iluminação do veículo, lanternas, faróis, setas, luz de freio, ré, pois o não funcionamento pode gerar multas, apreensão do veículo, como também pode provocar acidentes.

 

Outras notícias

>
Fale Conosco

Fale Conosco

Interesse em veículos e revisões

Estamos no Whatsapp